ALEMANHA

Munique

Chegamos a Munique no meio da tarde de um domingo. A cidade não estava muito cheia e nos impressionou por sua beleza e pela mistura entre moderno e antigo. Munique é uma cidade muito acolhedora e linda.

Na noite de nossa chegada estava acontecendo o show do Eric Clapton, em um parque ao lado do hotel onde ficamos hospedados. Não era um show gratuito e aberto ao público, mas mesmo assim era possível ouvir as músicas com perfeição a partir da rua. Que recepção maravilhosa!

Capital da Baviera e a cidade mais importante do sul da Alemanha, Munique é a terra da cerveja e possui uma atmosfera mais festiva em relação às demais regiões da Alemanha.

HOTEL

Ficamos hospedados no Ibis Munique City que tem uma localização ótima: fica a 20 minutos de caminhada da região mais turística e movimentada da cidade. (Nota: Gente, eu sou mineira e pra mim “20 minutos de caminhada” = muito perto! rs Sabem como é né, para mineiro tudo é logo ali!).

Café da manhã cobrado à parte mas bem variado, quartos espaçosos e um bar no térreo onde tomei vários “Tequila Sunrise”!

Ibis_Munique_City

Fonte da Imagem: http://www.ibis.com/pt/hotel-1450-ibis-munique-city/index.shtml

O QUE FIZEMOSFicamos somente dois dias e meio em Munique e não deu tempo de ver tudo o que a cidade oferece. Mas pelo menos conseguimos visitar os principais pontos turísticos.

MARIENPLATZ: Esta praça está localizada na região central da cidade e foi construída no século XII. Abriga a Neues Rathaus (Nova Prefeitura), a Altes Rathaus (Antiga Prefeitura – prédio central da foto abaixo) e a Coluna de Santa Maria. Ao redor da praça há lojas e restaurantes e é um dos lugares mais movimentados da cidade; sempre há turistas por lá.

DSC06243

 NEUES RATHAUS: Este edifício em estilo neogótico foi construído entre os anos de 1867 e 1909 e abriga a prefeitura da cidade. Na fachada estão esculpidas figuras mitológicas, santos e governantes bárbaros.

DSC06240

 A principal atração do edifício é a Torre do Relógio (foto abaixo). Todos os dias às 11h e às 17h os sinos da torre tocam e os bonecos localizados no centro da torre começam a dançar. Espetáculo encantador e imperdível!

DSC06241

Também é possível subir no topo da torre para ver a bela Munique do alto. E foi o que eu e o Du fizemos:

DSC06255 DSC06256 DSC06245

 FRAUENKIRCHE: A construção desta igreja em estilo gótico foi concluída no ano de 1488, mas o domo só foi instalado 37 anos depois. A Frauenkirche foi parcialmente destruída nos anos de 1944 e 1945 e após o fim da II Guerra Mundial foi reconstruída. 

DSC06094

 BMW WELT: É um complexo da BMW dedicado a proporcionar experiências aos consumidores e apreciadores da marca. É lá que os produtos da BMW são apresentados, é onde fica o centro de distribuição dos veículos da marca e também onde acontecem fóruns e conferências.

DSC06183

O complexo foi projetado pela Coop Himmelb(l)au e está localizado próximo à sede da BMW e também ao Parque Olímpico.

DSC06173

DSC06160Para quem é apaixonado por carros e motos e / ou por arquitetura o local é um prato cheio! Lá dentro é possível entrar nos carros e subir nas motos e fingir por alguns segundos que tem muito dinheiro para comprar uma BMW. E eu não perdi a oportunidade de subir em uma moto dessas!

DSC06152

OLYMPIAPARK (PARQUE OLÍMPICO): Este complexo foi construído para os Jogos Olímpicos de 1972 e o arquiteto Günther Behnisch foi o responsável pelo projeto de arquitetura. A cobertura do parque é composta por estruturas tensionadas feitas de chapas de acrílico e cabos de aço. Esta estrutura foi desenvolvida pelo engenheiro e arquiteto Frei Otto (vencedor do prêmio Pritzker 2015).

Captura de Tela 2015-03-11 às 09.48.51

Fonte da imagem: http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/um-pritzker-postumo-para-o-alemao-frei-otto-1688765

DSC06188 DSC06189Atualmente o parque serve como ponto de encontro e lazer para os habitantes e turistas da cidade e também como sede de eventos culturais, sociais e religiosos.

DSC06193Fizemos um passeio na roda gigante e lá no alto apreciamos a linda vista da cidade e do parque:

DSC06196

DSC06198

DSC06197

HERZ JESU KIRCHE: Igreja construída entre os anos de 1996 e 2001 e projetada pelo escritório Allmann Sattler Wappner. Descobri esta igreja através do livro “Architecture Now! Volume 2” que comprei na cidade do Porto e fiquei encantada. Nem pensei duas vezes e arrastei todo mundo comigo para ver de perto esta igreja diferente:

DSC06215

Localizada em um subúrbio residencial da cidade, esta igreja surpreende pela ousadia e simplicidade. O portão possui 16m de altura e é composto por diversos cubos de vidro. No dia em que visitamos a igreja somente a porta menor estava aberta, mas em determinadas ocasiões o enorme portão se abre e o espaço interno e externo da edificação se fundem.

DSC06223

 No interior da Igreja não há adornos ou imagens; somente uma painel central composto por uma malha de metal dourado que, dependendo da incidência de luz, simboliza uma cruz:

DSC06217

E no mezanino localizado ao fundo do salão principal há um órgão:

DSC06218

ALLIANZ ARENA: Estádio de futebol oficial dos times TSV 1860 Munique e Bayern de Munique projetado pelo escritório de arquitetura Herzog e de Meuron. Este estádio, que foi sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006, possui a fachada composta por 2.874 painéis de ETFE (Etileno Tetrafluoretileno) e cada painel pode ser iluminado independentemente com as cores azul, branco ou vermelho (as cores variam de acordo com o time da casa que irá jogar).

Não fizemos o tour guiado – fizemos somente uma visita à loja do estádio, mas me contentei com a área externa e com a fachada.

DSC06229

HOFBRÄUHAUS AM PLATZL: Esta cervejaria foi o local que o Du mais queria conhecer (por que será?! rs). Foi muito difícil chegar até lá, apesar de estar localizada na região da Marienplatz. Estávamos procurando pela cervejaria HB e ninguém soube nos informar onde ficava. Já estávamos quase desistindo e aí resolvemos ligar para o primo do Du que já morou em Munique conhece muito bem a cidade e ele nos salvou indicando a direção correta do local! Depois é que percebemos que as pessoas a conhecem pelo nome completo “Hofbräuhaus”.

DSC06292

O lugar é enorme e possui mesas coletivas, banda típica tocando músicas alemãs, canecas enormes de cerveja e um cardápio com opções de comida típica alemã. Ambiente animadíssimo e sem frescura alguma. Nós nos divertimos muito lá, bebemos bastante e demos boas risadas.

Foi a melhor maneira de encerrar nossa última noite em Munique e o último dia desta viagem inesquecível!

DSC06289

No dia 20/08 retornamos ao Brasil e no trajeto entre Alemanha e Portugal fomos presenteados com uma bela vista dos Alpes Franceses a partir da janela do avião:

DSC06304

Anúncios
2 comentários
  1. Thales disse:

    Legal essa igreja que você mencionou Isa! Fui pra Munique umas 5 vezes e nunca tinha ouvido falar! E me lembro muito bem dessa ligação do Du para achar a HB! rs
    Beijos
    Thales

    Curtir

    • Oi Thales!
      Esta igreja fica em uma região bem residencial, por isto não é muito conhecida. Agora você tem um motivo a mais para conhecer Munique e ainda visitar um lugar inédito, não é mesmo?
      Eu jurava que você tinha morado em Munique! E você salvou a noite do Du, pois ele já estava inconformado de não conhecer a famosa HB!
      bjss

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: