BERLIM

Berlim é uma cidade que já estava em nossos planos há mais tempo, mais precisamente desde 2008 quando fizemos uma viagem pela Europa e visitamos a Alemanha, mas somente a cidade de Munique (fantástica, por sinal!). Sempre ouvi falar que a capital alemã é cosmopolita, animada e cultural e foi exatamente esta Berlim que encontramos e com alguns adjetivos a mais. A cidade, que foi palco de guerras, crueldade e destruição, carrega um passado que ao mesmo tempo merece mas não pode ser esquecido. Um lugar que tem história por todos os cantos e que fascina e encanta quem conhece.

IMG_7029

Chegamos na capital alemã por volta das 22h de uma segunda-feira. Desembarcamos no aeroporto de Tegel, um dos mais movimentados do país (bem pequeno e mais antigo) e que está com encerramento das atividades previsto para o ano de 2015. Pegamos o ônibus no ponto em frente à saída do aeroporto e fomos para o hotel. O mais engraçado foi a hora de pagar o bilhete: perguntei o valor para o motorista e ele simplesmente me ignorou. Como estava com malas e tinha gente para entrar, sentei e pedi para o Du perguntar o valor. E ele também foi ignorado! Resolvi resgatar o alemão que estudei anos atrás e perguntei o valor. Aí ele respondeu, sem olhar na minha cara, e apontou para o local onde deveria deixar o dinheiro e então ele colocou lá o troco. Alemão não é nada chegado em contato físico e um exemplo disto é que eles não devolvem o troco em mãos, sempre tem um objeto onde deixam o dinheiro.

Desembarcamos no ponto de ônibus e caminhamos por alguns metros até chegar no hotel. Fiz a reserva pelo Booking e ainda ganhamos um upgrade de quarto! Aí sim, começamos a viagem por Berlim em grande estilo! Há uma oferta bem grande de hotéis em Berlim e as diárias têm um preço ótimo. O ideal é se hospedar no bairro Mitte, um bairro do antigo lado oriental da cidade. É descolado, central, abriga vários museus, restaurantes, bares e lojas.

HOTEL

Fachada hotel ARCOTEL John F BerlinFonte da imagem: http://www.arcotelhotels.com/pt/hotel_john_f_berlim/hotel_servicos/

Quarto hotel

Fonte da imagem: http://www.arcotelhotels.com/pt/hotel_john_f_berlim/quartos_suites/

Ficamos hospedados no ARCOTEL John F Berlin e gostamos bastante: ótima localização (fica no bairro Mitte), quarto e banheiro espaçosos e funcionários atenciosos e prestativos. Próximo a vários museus e restaurantes, atrações turísticas e próximo à estação de metrô e ponto de ônibus. O café da manhã, servido no restaurante que fica no térreo, não estava incluso na diária. Optamos por comer na rua mesmo, com a possibilidade de experimentar diferentes comidas e locais.

GUIAS

Guias Berlim

Minha pesquisa sobre a cidade foi feita pela internet e utilizei 04 sites para montar o roteiro:

Trip Advisor – este site dispensa apresentações e é meu preferido para planejar viagens, pois é possível ler resenhas de viajantes de vários perfis, ponderar as opiniões e fazer escolhas de acordo com seu prefil;

Turomaquia – ótimo blog de viagens escrito pela Patrícia de Camargo. Peguei várias dicas sobre Berlim por lá, vale a leitura! Ela fez uma lista com 10 razões para visitar a cidade e concordo com todas (leia aqui).

Time Out – ótimas dicas sobre restaurantes e bares da cidade.

Karen Hofstetter – site da designer brasileira Karen Hofstetter que mora na cidade e escreveu um guia gratuito com dicas ótimas. Vale o download (aqui)!

TRANSPORTEIMG_5684

Andamos muito a pé em Berlim, mas quando íamos a lugares mais distantes fomos de metrô. Não há catraca nas estações e é comum ver turistas distraídos que se esqueceram de comprar o bilhete nas máquinas (fique atento, pois algumas não devolvem troco!). Há fiscais que entram aleatoriamente em vagões para conferir se todos os passageiros compraram os bilhetes e aplicam multas em quem não possui. Vale a pena comprar o ticket do dia: é cobrado um valor único para andar de metrô quantas vezes quiser durante todo o dia.

A cidade é plana e muita gente utiliza a bicicleta como meio de transporte. Também há várias linhas de ônibus e estes possuem tarifa combinada com o metrô, mas utilizamos este meio de transporte somente para ir do aeroporto até o hotel.

Nos próximos posts vou contar mais sobre os 04 dias que passamos por lá. Aguardem!

Anúncios
2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: