RÜDESHEIM AM RHEIN

Na Sexta-feira Santa fomos passar o dia em Rüdesheim am Rhein, uma cidadezinha charmosa localizada às margens do Rio Reno. É uma das maiores atrações turísticas da Alemanha (perde somente para a Catedral de Colônia em número de turistas estrangeiros) e foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade.

A cidade é ideal para fazer um bate volta, pois a viagem de carro dura menos de uma hora. Mas também é uma boa opção para um fim de semana para quem deseja conhecer as cidades vizinhas ao longo do rio Reno, pois a cidade tem uma boa estrutura turística para servir de base para o passeio.

Eu nunca tinha ouvido falar da pequena Rüdesheim am Rhein e fiquei encantada com a cidade e as belíssimas paisagens. Foi um passeio tranquilo e super agradável, ideal para nós que não conhecíamos a região e também para a Ma que estava grávida de quatro meses e para o Lucas de 1 ano e 6 meses.

IMG_5086Paramos o carro no estacionamento e fomos bater perna, afinal as ruas são estreitas e o acesso é restrito aos pedestres. Há várias lojas de artesanato e restaurantes, cada um mais charmoso que o outro. Andamos pela rua principal com calma, apreciando o belo dia de céu azul.

IMG_6512

IMG_5083

A esta altura já estávamos famintos e paramos para almoçar em um restaurante próximo à entrada do teleférico (não me lembro o nome, mas tem foto da fachada logo abaixo! rs), cuja atração era o terrasse zum innenhof (varanda voltada para um pátio – tradução livre do alemão feita por mim!).

IMG_5089

De entrada pedimos algumas linquiças e de prato principal eu experimentei o schwein schnitzel – milanesa de carne de porco – com molho de cogumelos, arroz e batata frita que estava delicioso!  O Du experimentou o joelho de porco (eisbein) com chucrute (sauerkraut) e adorou! O que me atrai na culinária alemã, e na européia em geral, é que o tempero é bem suave.

pratos

Barriga cheia, pé na areia! Ainda fizemos uma hora no restaurante e na sequência fomos para o passeio do teleférico. Pagamos €16 pelo passeio que inclui dois trechos de teleférico e um trecho de barco para Rüdesheim (infos aqui).

O primeiro trecho do teleférico é feito em uma cabine para duas pessoas, com um banco de frente para o outro. À medida que o teleférico sobe, o vento fica ainda mais gelado! Nesta hora nem o sol ajudou a amenizar o frio, pois a cabine do teleférico é aberta nas laterais e aí não tem como fugir do vento!

IMG_6526

Mas a paisagem vista lá de cima é tão linda que a ventania fica em segundo plano! Avistamos boa parte do rio Reno e passamos por cima dos vinhedos (a região é famosa pela produção de vinho branco Riesling):

DSC_0245 2DSC_0260

DSC_0254DSC_0259

Desembarcamos no Niederwald Landscape park, onde há um mirante que dá para avistar o rio Reno e algumas cidades às suas margens :

IMG_5099

DSC_0265 IMG_5097

Seguimos a pé por alguns metros até o monumento Niederwalddenkmal inaugurado no ano de 1883 e construído para celebrar a fundação do Império alemão. Em frente ao monumento também tem um mirante de onde é possível apreciar a beleza do rio Reno.

DSC_0284DSC_0281 DSC_0282

Após o mirante há algumas opções de trilhas para continuar o passeio. Optamos pelo caminho mais curto, pois estávamos com o Lucas em um carrinho de bebê e a Ma grávida.

DSC_0290DSC_0286

A trilha termina no hotel Niederwaldhotel que está cercado de área verde e muito silêncio, perfeito para descansar e esquecer de todos os problemas!

DSC_0297

DSC_0296

Seguimos por alguns metros até o segundo trecho do teleférico, acompanhados por mais uma paisagem linda:

DSC_0299 DSC_0300 2

O segundo trecho do teleférico é feito em uma cadeira dupla até Assmannshausen, uma aldeia ao lado de Rüdesheim famosa pelo vinho tinto Pinot noir e o percurso até lá é bem íngreme. E a paisagem?? Ahh, belíssima também!

DSC_0303 DSC_0304 DSC_0308

Assmannshausen parece uma cidade medieval, como se estivéssemos fazendo uma viagem no tempo!

DSC_0315 DSC_0310 IMG_5112

Conferimos o horário do barco para voltar até Rüdesheim (tem que ficar esperto para não perder o último horário, senão tem que voltar a pé ou de táxi!) e ainda deu tempo de comer um magnífico Apfelstrudel – doce típico alemão feito de massa folheada e maçã – com sorvete de baunilha (tinha até as sementinhas da fava). Doce na medida certa e nem um pouco enjoativo, um dos melhores doces que já comi! Também vou ficar devendo o nome do restaurante, só sei que fica ao lado do Hotel Lamm.

DSC_0319

De lá seguimos por alguns metros até a parada do barco que é grande e possui um restaurante, ideal para apreciar uma cerveja gelada! O percurso até Rüdesheim durou aproximadamente 15 minutos.

IMG_5113 DSC_0333 DSC_0335 DSC_0329

Foi um passeio ótimo e muito agradável! E o melhor é que não estava no nosso roteiro, o que fez dele uma surpresa das boas! Para quem está de passagem por Frankfurt é um destino imperdível.

Anúncios
1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: