FRANKFURT AM MAIN

Na Alemanha há duas cidades que se chamam Frankfurt: uma está localizada às margens do rio Main e na porção centro-oeste da Alemanha (FRANKFURT AM MAIN) e a outra está localizada na fronteira com a Polônia e às margens do rio Oder (FRANKFURT an der Oder). A primeira é mais conhecida por ser o maior centro financeiro da Europa e também por ter um dos aeroportos mais movimentados do mundo (de acordo com a Wikipedia, atualmente ocupa a posição de número 11). Frankfurt am Main foi a primeira cidade que visitamos em nossas férias.

IMG_5056

Chegamos na cidade por volta do meio dia da quinta-feira, véspera da sexta-feira Santa. O clima já era de feriado, com várias lojas fechadas e as ruas não tão cheias. Após almoçar, tomar um banho e descansar um pouco, fomos caminhando até o centro da cidade. O Thales (primo do Du), a Ma (esposa dele) e o Lucas (o filho fofo deles) moram bem próximos ao centro e em poucos minutos chegamos nos principais pontos turísticos de Frankfurt. Desta vez não fiz uma pesquisa sequer sobre a cidade, já que teríamos três anfitriões que conhecem muito bem a cidade!

No caminho passamos em frente à Eschenheimer Turm, uma construção do início do século XV e que servia de portão da cidade:

Eschenheimer Turm

Seguimos nossa caminhada e nossa primeira parada foi na Bolsa de Valores de Frankfurt, mas não visitamos o edifício. Em frente à bolsa há uma praça e uma área onde não é permitido o acesso de veículos. E neste dia havia uma feirinha com produtores de vinho da região do rio Meno. Provei um delicioso vinho branco por lá!

IMG_5051

IMG_6478

Seguimos a caminhada pela região das lojas que é bem movimentada, mas deixamos as compras para outro momento, afinal queríamos curtir e conhecer a cidade em nosso primeiro dia.

IMG_5054

IMG_5057Em seguida chegamos na Catedral de Frankfurt, cujo verdadeiro nome é Catedral de São Bartolomeu:

Frankfurt Cathedral

A data original de construção desta igreja é o ano de 852, mas ao longo dos anos foi remodelada e reconstruída diversas vezes. Durante a II Guerra Mundial quase toda a parte antiga da cidade de Frankfurt foi destruída, mas a Catedral se manteve quase intacta (o interior dela foi queimado). No ano de 1970 foi totalmente reformada.

DSC_0221

Uma pausa para agradecer à Deus por mais uma viagem!

DSC_0220

Fizemos uma pausa em uma bar no entorno da igreja e aproveitamos para tomar uma cerveja e apreciar o entardecer.

DSC_0223

Após a pausa fomos para a Praça Römerberg localizada na cidade antiga, praticamente ao lado do bar que estávamos. Parece que estávamos em uma cidadezinha do interior da Alemanha:

Römenberg

DSC_0236

Todas estas seis casinhas lindas, conhecidas como Ostzeile, são réplicas das originais que foram destruídas no bombardeio da II Guerra Mundial no ano de 1944.

IMG_5067

Em frente às casas está o Römer, um conjunto de três casas que também foram reconstruídas. A edificação original data do século XV:

The Römer

Estávamos a poucos metros do rio Meno (ou Main, em alemão) e atravessamos a pé a Eiserner Steg (ou ponte de ferro, em português), construída no ano de 1868:

Eiserner Steg

Nesta ponte também já há vários cadeados de turistas apaixonados, mas ainda são poucos se comparado à Pont des Artes em Paris. Paramos só para tirar a foto mesmo, pois não sou a favor desta intervenção (e também não carrego cadeado com chave na bolsa!).

IMG_6493

A vista a partir da ponte é linda e dá para ver os contrastes da cidade de Frankfurt: prédios históricos construídos há séculos convivem com edifícios modernos e altíssimos.

IMG_6494

Há vários barcos que fazem um passeio pelo rio Meno, uma ótima opção para quem quer conhecer a cidade de uma forma diferente!

IMG_6498 IMG_6499

IMG_6506

IMG_6505

Terminamos o passeio em outro bar onde bebemos outra cerveja e provamos algumas linquiças com batata, prato típico alemão. Fomos pra casa e terminamos a noite comendo uma deliciosa comida tailandesa com vinho tinto. Melhor maneira de terminar nosso primeiro dia na cidade!

No dia seguinte fomos para Rüdesheim am Rhein, uma cidadezinha a 64km de Frankfurt e que é uma graça. Farei um post em separado para contar como foi nosso dia por lá!

No sábado cedo fomos para Londres mas na volta de Berlim ainda ficamos mais dois dias em Frankfurt. Chegamos no meio da manhã de sábado e almoçamos na casa do Thales e Ma. Depois de descansar um pouco fui com a Ma bater perna! Fomos na Ikea, que é uma loja sueca estilo Tok Stok, mas com preços bem mais baixos. Queria trazer várias peças, mas não tinha espaço para mais nada e muita coisa chegaria aqui quebrada. De lá ainda fomos na Primark comprar algumas roupas a preços incríveis. Enquanto isso o Du e o Thales foram para o parquinho com o Lucas!

IMG_7225

À noite aproveitamos para colocar o papo em dia com petiscos e mais vinho!

No domingo foi nosso último dia na cidade e o dia amanheceu ensolarado e com céu azul. É sempre assim: dia de ir embora = dia mais lindo! Só para ficar ainda mais triste pelo fim das férias…

Após o café da manhã fomos passear pela cidade para conhecer a parte que não vimos nos dias anteriores. E vimos uma cidade ainda mais linda, limpa e organizada.

Frankfurt abriga vários dos edifícios mais altos e modernos da Europa. E a cidade está em constante transformação, dá para ver pela quantidade de guindastes por lá.

IMG_7232

O belíssimo edifício Alte Oper era a sede da Ópera de Frankfurt. Foi inaugurado no ano de 1880, mas assim como vários monumentos da cidade também foi destruído pelos bombardeios de 1944. Foi reconstruído e reaberto no ano de 1981. Atualmente funciona como um local para concertos e há um café muito simpático com mesas ao ar livre.

IMG_7233

IMG_7234

Seguimos a pé até o parque Bockenheimer Anlage. Super agradável, com uma lagoa e muito verde.

IMG_7231

De lá fomos almoçar no restaurante Vapiano que é parecido com o Spoleto: você escolhe o tipo de massa, molho e ingredientes adicionais. Mas as diferenças param por aí, pois além das massas também servem pizzas e saladas. O restaurante é super charmoso e não lembra em nada as lojas do Spoleto brasileiro, que geralmente estão localizadas nas barulhentas praças de alimentação dos shoppings centers. Conseguimos nos comunicar com os atendentes em inglês e claro que rola uma tensão na hora de escolher, afinal são muitas as opções! Mas não chegou no nível Porta dos Fundos Spoleto! rs A comida estava deliciosa e o mais legal é que na mesa há vasos com vários tipos de ervas (manjericão, sálvia, salsinha) para que cada cliente tempere o prato com opções fresquinhas!

Seguimos pela rua ao lado da Alte Oper, onde há várias lojas e restaurantes (a versão Oscar Freire de Frankfurt) e terminamos o passeio em uma sorveteria italiana. Aí já era hora de voltar para o apartamento, tomar banho e ir pro aeroporto. Nossa estadia em Frankfurt não poderia ter sido melhor, afinal os anfitriões foram muito receptivos e nos fizeram sentir como se estivéssemos em nossa própria casa! Frankfurt foi uma agradável surpresa e me despertou um desejo de conhecê-la melhor em uma futura viagem!

Anúncios
1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: