SÃO FRANCISCO: PRIMEIRO DIA

Nosso primeiro dia em São Francisco foi uma sexta-feira ensolarada mas com um vento frio. Adoro viajar na primavera, pois é praticamente garantia de dias de céu azul com sol e temperaturas amenas.  E claro, sem falar na paisagem que é dominada por flores e árvores verdes.

IMG_3106

Fomos tomar café da manhã na rua do hotel e encontramos várias opções deliciosas. Aí aproveitamos para conhecer um pouco a região em que estávamos hospedados, já que chegamos na cidade à noite e fomos direto pro hotel. Na sequência pegamos o ônibus e fomos para o De Young Museum, que fica no Golden Gate Park (não tem conexão com a Golden Gate Bridge e fica em uma região oposta à ponte).

01

 O museu De Young foi inaugurado no ano de 1895 e recebeu este nome por ser o sobrenome de seu fundador M. H. de Young. Do edifício original restaram somente os vasos, as esfinges e as palmeiras. Em 2005 um novo edifício projetado pelos escritórios de arquitetura Herzog & de Meuron e Fong & Chan Architects foi inaugurado como a nova sede do museu.

IMG_3117

 

IMG_3218

O desafio dos arquitetos foi construir um edifício que suportasse futuros abalos sísmicos (a cidade está localizada sobre uma grande falha geológica e no ano de 1906 foi atingida pelo maior terremoto dos EUA). Desta forma, os arquitetos criaram um sistema de placas deslizantes e amortecedores, o que permite que o prédio se mova por até 90cm. Houve uma preocupação por parte dos arquitetos com a aparência do edifício dentro do parque e foram utilizados materiais com um apelo mais natural: madeira, pedra, vidro e cobre.

A fachada é revestida por placas de cobre que irão se oxidar com o passar do tempo e irão assumir um tom mais natural. Estas placas também são perfuradas e texturizadas para garantirem a entrada de luz natural no museu e também remeterem à entrada de luz natural pela copa de uma árvore.

Captura de Tela 2014-03-28 às 16.23.14

IMG_3124 IMG_3122 IMG_3198

IMG_3120

A fachada principal do museu é bem extensa e para tirar uma foto que conseguisse enquadrá-la tive que ficar bem distante do edifício e o resultado não foi muito bom (mas dá para ter uma ideia de como é!):

IMG_3216

Dentro do museu havia um painel eletrônico com uma foto (melhor do que a minha!) da fachada do edifício:

IMG_3197  A torre à direita do edifício tem 44m de altura e é possível subir até seu topo e avistar toda a cidade de São Francisco:

IMG_3115

E a vista é linda:

Captura de Tela 2014-03-28 às 17.07.49

IMG_3190

IMG_3176

Dá para ver a cobertura de todo o museu:

IMG_3188

E também dá para ver o California Academy of Sciences que fica em frente ao De Young:

IMG_3182

Lá dentro do museu encontramos um acervo rico e variado com arte dos séculos XVII ao XXI das Américas, Pacífico e África e também arte contemporânea internacional, têxtil e vestuário. Passamos mais de 3 horas dentro do museu e curtimos muito tudo o que vimos.

Captura de Tela 2014-03-28 às 16.24.26

0304

02

01

Saímos do museu por volta das 15h e fomos para o California Academy of Sciences que é um dos 10 maiores museus de história natural do mundo e fica em frente ao De Young. O projeto de arquitetura do edifício é assinado pelo arquiteto Renzo Piano e recebeu prêmios por ser uma construção sustentável. Do lado de fora a cobertura do edifício já chama a atenção por ser um telhado verde e também devido às aberturas zenitais:

IMG_3199

 Não visitamos este museu, pois já estávamos com fome e ficamos bastante tempo dentro do De Young. E este é o tipo de programa que exige bastante tempo e disposição (não era o nosso caso!). Nas minhas pesquisas pré-viagem vi muita gente comentando que o museu é um ótimo passeio para ser feito com crianças, então quando tivermos nossos filhos certamente vou querer voltar a São Francisco e visitar este museu com os pequenos!

IMG_3212

Uma iniciativa muito interessante deste museu é que em determinados dias os moradores de determinadas regiões da cidade têm direito a entrada gratuita. É um ótimo incentivo para quem mora na cidade, pois o valor do ingresso é de US$29,95!

IMG_3206Foi uma tarde muito agradável! Dá para passar o dia passeando nos museus e pelo Golden Gate Park. Para quem vai com os filhos é um programa imperdível!

De lá pegamos o ônibus e fomos para a região do hotel, na Market Street que é uma importante via pública de São Francisco. Esta região do distrito financeiro é a única onde vimos edifícios mais altos em toda a cidade. Fomos buscar uma encomenda que fiz pelo site da Amazon (falarei sobre em outro post!) e aproveitamos para conhecer e admirar as construções desta rua:

04

IMG_3228

 

A esta altura já estávamos famintos e paramos para almoçar mas só encontramos restaurantes fechados. Não queríamos comer fast food e encontramos uma lanchonete de comida turca. Nossa opção foi um döner kebab delicioso para matar a fome.

De lá voltamos pro hotel para descansar um pouco e à noite fomos no bar do hotel que estava lotado e muito bom por sinal. Tomamos ótimos vinhos californianos acompanhados de queijos da região, também deliciosos.

 

Anúncios
1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: