UM FIM DE SEMANA EM ILHABELA

No início deste mês fomos passar um fim de semana em Ilhabela para comemorar meu aniversário! Não poderia ter feito escolha melhor, afinal sou apaixonada pela ilha e fomos recebidos com muito sol e praias de água transparente! Minha irmã mais nova e o marido também foram conosco e esticamos a viagem até segunda-feira. Foi uma mini-férias e curtimos bastante!

Para quem vai de carro (ou a pé, de moto, bicicleta etc) a única forma de chegar na ilha é pegar a balsa em São Sebastião. A travessia não dura nem 15 minutos, mas a fila para entrar na balsa pode demorar mais do que 1 hora! Para quem não quer esperar na fila é possível agendar o horário da travessia, o que custa o triplo do preço sem horário marcado. Basta ligar na Dersa e escolher dia e horário. A vista da ilha que temos a partir da balsa é linda e já cria uma expectativa muito boa do que está nos aguardando do outro lado!

DSC_0342

DSC_0345Desta vez ficamos hospedados no Fita Azul, mesmo hotel que ficamos no dia do nosso casamento em 2009. A localização do hotel é ótima: fica na parte norte da Ilha – a que mais gostamos, está próximo da vila / centrinho (alguns metros de caminhada) e próximo de praias que não ficam tão cheias.

IMG_4795O Fita Azul é bem aconchegante e tem tarifas com ótimo custo x benefício. A área da piscina é ótima e dá para ver o mar e esquecer de todo o resto:

IMG_4785 IMG_4786 IMG_4788Chegamos em Ilhabela pouco depois do meio dia e fomos deixar as malas no hotel e nos encontramos com minha irmã e o marido dela. Trocamos de roupa e fomos para a praia da Armação, que é pequena e não fica tão cheia quanto a praia do Curral (e as outras praias da parte sul). Ficamos em um bar pé na areia bebendo cerveja geladíssima. Comemos um peixe empanado na farinha japonesa que estava demais, super crocante! Não lembro o nome do bar, mas é um que tem um deque de madeira na areia da praia, não tem erro!

A praia da Armação é bem calma e é a escolha de muita gente para ancorar o barco e fazer uma pausa no passeio:

DSC_0214A água estava transparente e o mar estava bem calmo, ideal para praticar stand up paddle, o esporte do momento! Eu e minha irmã resolvemos experimentar e alugamos uma prancha. E não é que conseguimos ficar em pé?! Claro que levei um tombo logo que subi na prancha, mas logo peguei o jeito e consegui remar sem cair. É uma delícia ficar remando no mar tranquilamente, observando a natureza e apreciando o barulho da água do mar…

DSC_0220

DSC_0219

DSC_0222Quando faltavam alguns minutos para entregar a prancha, o mar ficou um pouco agitado e com muita marola. Aí o jeito foi remar sentada para conseguir chegar até a areia!

DSC_0233Depois de curtir uma tarde super agradável na praia fomos para o hotel curtir a piscina e apreciar o belíssimo pôr do sol:

DSC_0252 DSC_0236À noite fomos jantar no Marakuthai, que fica a poucos metros do hotel. O restaurante, que também tem um endereço na capital paulista, é comandado pela chef Renata Vanzetto que tem somente 25 anos e também é proprietária do recém inaugurado Ema, também em São Paulo. O Marakuthai é um restaurante super agradável, rústico e com o mar ao fundo para tornar a refeição ainda mais agradável.

O legal é sentar nas mesas que ficam na areia, mas quando chegamos já estavam ocupadas. A iluminação do restaurante é composta de abajures sobre as mesas, o que deixa o ambiente bem escuro. E para ler o cardápio o graçon oferece uma lanterninha para cada pessoa. Logo que chegamos o garçon oferece uma jarra de água aromatizada, cortesia da casa e muito refrescante. A comida estava excelente, foi sem dúvida um dos melhores restaurantes que já fui! É uma mistura de comida tailandesa com um toque caiçara, uma mistura muito boa.

No domingo acordamos cedo e após tomar café nos preparamos para o passeio do dia: conhecer a praia do Bonete. Há muito tempo que ouço falar das maravilhas desta praia, mas é um passeio que sempre adiamos, pois só há duas formas de chegar até lá: trilha de 14km percorrida em média durante 4 horas e meia (para cada trecho, ou seja, 9 horas de caminhada em um único dia!) ou barco. Mas desta vez nos programamos e agendamos um passeio com a empresa Ilha AdventureUm funcionário da agência nos buscou na pousada às 9h e fomos para a sede que fica na praia do Perequê.

IMG_4752Fomos em um barco pequeno com capacidade para 7 pessoas. Com não havia outros interessados, fomos só nós 4 no barco e o Beto, caiçara e pescador que morou durante mais de 40 anos no Bonete e conhece o caminho de olho fechado. Saímos do Perequê às 9:30h no barco da foto abaixo:

DSC_0337No caminho passamos pela Ilha das Cabras, ideal para a prática de mergulho (inclusive lá há vários cursos):

DSC_0254Passamos também em frente à praia da Feiticeira:

DSC_0259E depois passamos em frente à praia do Curral e algumas outras, cada paisagem mais bela do que a outra. Aí depois de uns 20 minutos entramos em um trecho que o mar estava mais agitado e estávamos contra a maré, o que deixou a viagem mais emocionante. Em alguns trechos o mar estava agitado e o barco deu vários pulos no ar! Nesta hora deu um pouco de medo, mas valeu a pena! A viagem durou pouco mais de uma hora e enfim chegamos no paraíso:

DSC_0268

DSC_0270

DSC_0272O Bonete é uma das praias mais belas que já fui! E devido ao difícil acesso é bem preservada e vazia. Ao todo vivem no Bonete 400 pessoas e a natureza lá é muito preservada. Escolhemos um cantinho embaixo de uma enorme árvore e ficamos apreciando a água azul em contraste com o verde da vegetação:

DSC_0285Ah, claro, providenciamos uma cerveja no bar da praia para nos fazer companhia. Uma pena que não estava gelada, mas em um lugar maravilhoso desses isto nem é relevante!

DSC_0320Após alguns minutos eu já havia levado umas 20 picadas de borrachudo! E olha que me lambuzei de repelente, mas parece que os mosquitos de lá já estão acostumados… Apesar das várias picadas, pensei que seria pior! A fama dos borrachudos de lá é que eles chegam em bando, mas no fim nem foi tão traumatizante…

Fiquei encantada com o Bonete e me peguei várias vezes admirada com tanta beleza e muito grata por ter a oportunidade de visitar um lugar tão lindo! Sério, a água de lá é de um azul inacreditável:

DSC_0328DSC_0334Na hora que chegamos havia pouquíssimas pessoas na praia e depois chegaram algumas lanchas, mas ainda assim não havia mais do que 50 pessoas por lá.

DSC_0341O bom do Bonete é que ainda e um lugar bem rústico e simples. Os moradores são, em sua maioria, pescadores e suas famílias, e até hoje não possui luz elétrica (há um gerador que fornece energia para os moradores). Existe um movimento bem forte para que não façam estrada até o local. Vamos torcer para que continue assim por muito tempo, pois quando tiver acesso por carro certamente perderá o encanto. Na área da praia há algumas casas  e 02 Igrejas. Há um restaurante, cuja dona é irmã do Beto, um bar, uma pousada e um camping para quem prefere acampar.

DSC_0300

IMG_4766IMG_4767IMG_4769Tem até arte nas paredes:

IMG_4772A poucos metros da praia está a cachoeira Poço Fundo, que é uma ótima opção para dar uma refrescada. Este dia estava bem quente e a água gelada da cachoeira foi ótima para renovar as energias (como legítima mineira que sou, sinto muita falta de um banho de cachoeira!).

DSC_0299A trilha que dá acesso à cachoeira tem uma vista linda da praia:

DSC_0296E após alguns minutos de caminhada chegamos na cachoeira:

DSC_0291

DSC_0290A água estava gelada, mas como o sol estava bem quente após alguns minutos me acostumei e curtimos o banho de cachoeira!

Na volta do passeio paramos par almoçar no restaurante da irmã do beto. O almoço estava uma delícia: arroz, feijão, salada e peixe grelhado.

IMG_4768Ficamos no Bonete até às 15h e aí foi hora de retornar. Na volta estávamos à favor da maré e aí a viagem foi mais tranquila. Chegamos na pousada por volta das 17h e ainda deu tempo de curtir a piscina e, claro, o pôr do sol!

IMG_4776 IMG_4781À noite fomos assistir à final do Super Bowl no Bar SP, que fica na Vila. Adoramos o bar e, principalmente, o atendimento nota 10 do garçon Ailton. Além de ter sugerido um tira gosto muito bom e ter nos servido prontamente sempre que o chamávamos, a certa hora da noite a cerveja que estávamos tomando (Serra Malte) acabou e ele foi até o bar vizinho (que nem era do mesmo dono) buscar várias garrafas para que pudéssemos continuar tomando nossa cerveja. Isso é que é funcionário pró-ativo e comprometido com o bom atendimento!

IMG_4796

Segunda-feira ainda aproveitamos a piscina do hotel até o meio dia, horário do check out. Aí foi hora de arrumar as malas e voltar para São Paulo. Mas antes de ir para a balsa passamos no bar do Genésio para provar as famosas empadas de camarão. O ideal seria ficar por lá bebendo uma cerveja bem gelada, mas nos contentamos com a maravilhosa empada, é deliciosa!

IMG_4800Aí sim foi hora de dizer adeus pra ilha, bateu uma tristeza de deixar o céu azul pra trás! Não vejo a hora de voltar!! 

IMG_4798

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: