SÃO PAULO: CAMINHADA CULTURAL

Uma das coisas que mais me agradam em São Paulo é a rica vida cultural da cidade. E para aproveitá-la há opções de todos os tipos, gostos e para todos os bolsos. E o que muita gente não sabe é que há vários programas culturais para se fazer aqui totalmente grátis, sem gastar um centavo! E um destes programas é a Caminhada Noturna pelo Centro. Sempre tive vontade de fazer este programa, mas confesso que por pura preguiça sempre abandonava a ideia. Mas no final de maio fui com um amigo/irmão e adoramos!

A caminhada é uma iniciativa da Ação Local de Barão de Itapetininga e participa do movimento a favor da recuperação do centro de São Paulo que é promovida pela ONG Asociação Viva o Centro. Tem patrocínio do restaurante vegetariano Apfel e não possui vínculo com a prefeitura municipal ou outro órgão público.

A caminhada acontece todas as quintas-feiras às 20h e não é preciso inscrição, basta aparecer e juntar-se ao grupo!  A cada semana há um tema e é possível conferir a programação no próprio site (clique aqui).  O ponto de encontro é em frente ao Theatro Municipal, que à noite fica ainda mais lindo:

DSC_0066

Neste dia o tema da caminhada era “Praça da Sé e Praça das Artes”. Saímos do Theatro e caminhamos em direção ao Viaduto do Chá, onde paramos para ouvir os guias. Eles contaram um pouco da história e curiosidades daquela região da cidade (Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú, Prefeitura Municipal, Theatro Municipal, entre outros).

Na foto abaixo o Vale do Anhangabaú:

DSC_0073

Continuamos a caminhada e passamos pela Praça do Patriarca onde está a grande cobertura projetada pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha:

DSC_0075

De lá seguimos pelas ruazinhas do centro da cidade e passamos em frente ao CCBB, com a belíssima fachada iluminada:

DSC_0079

De lá até a Praça da Sé, que era nosso destino final, caminhamos por menos de 10 minutos. Durante todo o percurso dois guardas da Guarda Municipal nos acompanharam em uma viatura. Andar pelo centro da cidade neste horário e principalmente na praça da Sé é muito perigoso, infelizmente. Ainda mais que a maioria das pessoas estavam com máquinas fotográficas e celulares. Sem a companhia da Guarda Municipal, não haveria condições de fazermos o passeio.

A Praça da Sé é um lugar lindo, porém está abandonado e virou palco de assaltantes, usuários de drogas e prostitutas.

A Catedral da Sé também é linda à noite, toda iluminada:

DSC_0084

DSC_0088

Percorremos o entorno da Catedral da Sé e o guia nos mostrou as 14 esculturas ali existentes. Eu nem imaginava que havia esculturas tão bonitas por lá!

DSC_0089

Para quem gosta de um programa cultural diferente a Caminhada Noturna é um prato cheio! E é muito bom participar e apoiar um programa que é feito por gente que ama a cidade de São Paulo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: