FETHIYE

Como disse no post anterior, saímos de Pamukkale por volta das 18h rumo à cidade de Fethiye, na costa do Mar Mediterrâneo. Em menos de meia hora chegamos na cidade de Denizli e até aí a viagem correu bem, apesar da chuva leve que insistia em nos acompanhar. Depois que passamos Denizli a estrada começou a ficar deserta, quase não havia mais carros nos acompanhando e nem casas ou postos de gasolina. E depois de alguns quilômetros a estrada começou a ficar bem estreita. E mais adiante começamos a subir bastante. E aí escureceu! Pronto, o cenário perfeito para que tudo desse errado! Pensamos em parar em algum lugar, dormir e seguir viagem no dia seguinte. Mas não havia hotel, cidade e muito menos outros carros no caminho! O jeito foi continuar a viagem rezando o tempo todo.

Pesquisamos a rota pelo google maps e sabíamos que levaríamos em torno de 3 horas e meia até Fethiye. Desta forma, saberíamos que se passasse do tempo era sinal de que estaríamos perdidos. Em determinado momento do trajeto apareceu uma bifurcação. Tínhamos um mapa da estrada mas nele não havia este detalhe… Ficamos parados lá por uns minutos discutindo qual direção tomar e decidimos ir para a esquerda. E seguimos andando, havia vários trechos interditados por conta de obras. Estávamos com uma sensação de que estávamos no caminho errado e decidimos voltar para o ponto da bifurcação e seguir pelo outro caminho. De repente apareceu um carro que vinha subindo a serra e na hora pensei: “São os nossos anjos da guarda!”. Paramos o carro e perguntamos: “FETHIYE?!” E eles disseram para seguirmos por aquele caminho, nossa intuição estava certa, ufa! Depois de alguns quilômetros começaram a aparecer placas indicando a cidade e começamos a ver alguns vilarejos. Chegamos em Fethiye uns 40 minutos depois, sãos e salvos!

Ficamos hospedados no Hotel Delta que é simples mas muito bem localizado. Fizemos o check in e depois tomamos um vinho para relaxar após a viagem estressante!

No dia seguinte acordamos renovados e prontos para um dia de praia. Nosso quarto tinha uma varanda voltada para a praia e a vista era fantástica:

DSCN3567

Tomamos café da manhã no hotel (não foi nada demais, apenas matou a fome) e seguimos para a praia. A escolhida foi Ölüdeniz (em turco significa Mar Morto) a aproximadamente 15km de Fethiye. Quando estava na fase de preparativos desta viagem, comprei o Guia Visual Turquia, da editora Publifolha e nele vi uma foto desta praia e fiquei encantada com o mar azul azul. Sabia que iríamos gostar de lá! Além do mais, Fethiye está de frente para a ilha grega Kos e só isso já é garantia de um visual lindo.

Quando estávamos no topo da estrada que leva até a praia, já dava para ter uma noção do que nos esperava:

DSCN3568

DSCN3570

E quando chegamos lá embaixo aí sim meu queixo caiu! A praia mais linda que já vi!

DSCN3579

A praia de Ölüdeniz também possui uma lagoa na parte da direita (dá para ver nesta foto aqui). É uma ótima opção para crianças, pois tem pedalinhos para quem quiser um passeio mais tranquilo. Ficamos na parte da praia mais próxima da lagoa e pagamos por um guarda sol e duas espreguiçadeiras. Não me lembro exatamente o valor que pagamos, mas acho que foi algo em torno de R$8,00 para cada item. 

DSCN3463

Ölüdeniz é o lugar ideal para se praticar vôo de paraglider e há várias empresas que oferecem o serviço.

DSCN3582

A única coisa ruim de Ölüdeniz é que a faixa de areia não chega até a água. Cerca de 3m/4m antes da água o chão é coberto de pedras que machucam muito os pés. E elas continuam até dentro da água e é praticamente impossível ficar dentro do mar sem chinelo! Havia vários turistas ingleses lá (eles invadiram a costa turca) e como já estão acostumados nadam com um sapatinho de borracha (tipo aquelas sapatilhas de fazer hidroginástica) que não deixa as pedras machucarem os pés. Sábios ingleses!

DSCN3552

DSCN3520

Quando chegamos na praia o sol estava meio tímido e o tempo estava bem indeciso. A água estava gelada e neste dia só o Du teve coragem de entrar. Eu entrei até a metade e desisti, voltei correndo para a espreguiçadeira! Ficamos na praia até o início da tarde e depois almoçamos por lá mesmo. De repente o tempo fechou e caiu um temporal, mas não durou mais do que 15 minutos. Voltamos pro hotel por volta das 16h e dormimos um pouco.

À noite jantamos no restaurante do hotel e comemos uma pizza muito boa. Depois andamos em direção ao centrinho da cidade que tem várias lojas boas para comprar lembrancinhas para toda a família.

No dia seguinte voltamos de novo para Ölüdeniz de tanto que gostamos de lá! Mas neste dia o tempo estava estável e o sol nos fez companhia o tempo todo. Logo que chegamos lá insisti com o Du para seguirmos pela estrada que margeava a praia. Paramos para tirar várias fotos, pois a vista lá de cima é simplesmente maravilhosa:

DSCN3588

DSCN3591

DSCN3601

DSCN3603

A estrada era muito estreita e tinha um penhasco ao lado, o que não era nada agradável. Desta forma, decidimos voltar para a praia e curtir o sol.

DSC08451

Neste dia o sol apareceu pra valer e a água estava ainda mais azul:

DSC08453

DSC08452

DSC08459

Foi um dia maravilhoso! A água não estava tão gelada quanto no dia anterior e aproveitamos muito. Ölüdeniz já está no topo da minha lista de praias preferidas e pude comprovar por que ela sempre está na lista das melhores praias do mundo! Também almoçamos por lá e voltamos à tarde para o hotel, a tempo de ver o famoso pôr do sol de Fethiye (lindo, lindo, lindo!!):

DSCN3609

DSCN3626

DSCN3635

DSCN3659

DSCN3685

DSCN3700

DSCN3701

À noite saímos para jantar e depois arrumamos as malas para partir no dia seguinte. Nem tínhamos indo embora e já estávamos começando a sentir saudades!

Anúncios
1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: