BODRUM: O MAUSOLÉU DE HALICARNASSO

Em nosso último dia em Bodrum fomos conhecer o Mausoléu de Halicarnasso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Também conhecido como Mausoléu de Mausolo, foi construído para servir de túmulo a Mausolo, rei da Cária cuja capital era Halicarnasso (atual Bodrum). O rei faleceu em 353 a.C. e logo depois sua esposa e também irmã Artemísia iniciou a construção do Mausoléu. A construção levou 10 anos para ser finalizada e a rainha morreu antes da obra ser finalizada.

Por volta do ano de 1.402 o Mausoléu foi praticamente destruído pelos cavaleiros de São João que levaram suas pedras para construir o Castelo de São Pedro, também em Bodrum.

Atualmente há um museu no local onde o Mausoléu foi construído e é possível ver de perto o pouco que restou daquela edificação. Logo após a bilheteria, chegamos a uma sala com diversos desenhos (planta, cortes e elevações) do Mausoléu. Há várias partes de colunas e adornos utilizados no túmulo:

DSCN3260

DSCN3261

Tivemos a oportunidade de ver uma maquete do Mausoléu que tinha aproximadamente 41m de altura e era sustentado por 36 colunas. No topo havia uma carruagem de mármore puxada por 04 cavalos e guiada pelo rei e rainha:

DSCN3242

Também vimos a maquete da antiga cidade de Halicarnasso:

DSCN3241

O Mausoléu ocupava uma área de 1.200m2 e o principal material utilizado em sua construção foi o mármore. Nas fotos abaixo estão as ruínas do Mausoléu:

DSCN3243 DSCN3245 DSCN3250 DSCN3251

Apesar de termos visto somente as ruínas, a visita ao Mausoléu foi muito interessante por se tratar de uma edificação nada comum, principalmente por toda sua grandeza. A visita durou em torno de 1 hora e de lá seguimos nossa viagem pela Turquia. Próximo destino: Pamukkale!

Anúncios
2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: