ISTAMBUL: QUARTO DIA

E o quarto dia em Istambul também foi o último! Confesso que gostaria de ter ficado por lá mais tempo, mas como queríamos conhecer outras cidades e um pouco mais da Turquia, tivemos que nos contentar com 04 dias somente. Mas o lado bom é que tenho motivo (na verdade vários! rs) para voltar um dia a Istambul!

Deixamos para visitar a famosa Hagia Sophia no último dia e chegamos lá minutos antes da abertura a visitantes. As filas ao longo do dia costumam ser enormes e perder tempo em fila não é comigo!

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 669

A Hagia Sophia ou Ayasofya significa Sagrada Sabedoria e não Santa Sofia, como é popularmente chamada. Foi construída entre os anos de 532 e 537 para servir de Catedral para Constantinopla e serviu para este propósito até o ano de 1453. Entre os anos de 1204 e 1261 a Hagia Sophia serviu  como catedral católica Romana. Foi uma mesquita entre os anos de 1453 e 1931 e a partir de 1935 foi transformada em museu e permanece assim até hoje.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 668

DSC08355

A Hagia Sophia foi a maior catedral do mundo durante mil anos até o ano de 1520, quando foi finalizada a construção da Catedral de Sevilha.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1082

Durante os anos que serviu como igreja, a Hagia Sophia teve 02 edificações além da que conhecemos hoje. A primeira igreja foi construída no ano de 360, mas no início do século V foi incendiada e dela nada restou. A segunda igreja foi inaugurada em outubro do ano 415 e também foi incendiada, 116 anos após sua construção. Porém desta restaram diversos elementos em mármore, que foram descobertos no ano de 1935 e atualmente estão expostos ao lado da entrada da edificação:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1084

No ano de 532 o imperador Justiniano decidiu construir uma terceira igreja, bem maior e mais imponente do que as anteriores. E no ano de 537 foi inaugurada a Hagia Sophia. Os mosaicos que revestem seu interior só foram completados algumas décadas depois.

Mas nem tudo terminou bem, afinal com um histórico de 02 edificações incendiadas anteriormente, algumas surpresas ainda estavam por acontecer…

E nos anos 553 e 557 a igreja foi atingida por terremotos, causando rachaduras no semi-domo e no domo principal, este que veio a desabar. A igreja foi logo restaurada e reaberta em 562. Em 859 a igreja foi danificada por um incêndio e outro terremoto em 869. Foi reaberta novamente em 994, após ser restaurada. E para completar, a igreja também foi saqueada durante a Quarta Cruzada. Em 1344 outro terremoto atingiu a edificação, causando o desabamento de diversas partes da igreja. Parece até um terreno amaldiçoado!

Em 1453 a Hagia Sophia passou a ser a primeira mesquita imperial de Istambul. Neste período, várias modificações foram feitas, entre elas a inclusão dos minaretes (elemento típico das mesquitas). Entre os anos de 1847 e 1849, quando ainda era mesquita, a Hagia Sophia passou por uma grande reforma. Dentre as modificações feita nesta reforma, está a inclusão de medalhões com os nomes de Alá, Maomé, Abu Bakr, Umar, Uthman e Ali (os quatro primeiro califas) e os 02 netos do profeta Maomé:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1137

A Hagia Sophia serviu como mesquita até o ano de 1931. Permaneceu fechada durante os 04 anos seguintes e em 1935 foi reaberta como museu.

A Hagia Sophia impressiona não só pela história, mas principalmente pela riqueza de seu interior. Lá dentro é tudo impressionante: desde o domo central que mede, em seu ponto mais alto, aproximadamente 56m, até as milhares peças que compõem os lindos mosaicos dourados. Acho que imagens valem mais do que palavras, então seguem as fotos:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1095

Na foto abaixo dá para perceber que algumas partes da Hagia Sophia estão descaracterizadas:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1099

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1106

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1109Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1110Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1115Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1116Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1145Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1151

Os mosaicos estão sendo restaurados e de perto são ainda mais impressionantes:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1156Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1160Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1163Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1181

Saí de lá realizada, afinal era um sonho antigo conhecer de perto a Hagia Sophia. Lá dentro é tudo tão grandioso e imponente que é impossível não se sentir minúsculo! Dizem que o interior da Hagia Sophia foi projetado para ser um reflexo terreno dos céus e, de fato, posso dizer que é exatamente esta a sensação que tive lá dentro!

Saímos de lá e fomos para a Cisterna da Basílica, que fica do outro lado da rua. Na foto abaixo mais tulipas e o tram ao fundo:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1192

Na foto abaixo está o pilar que restou do Arco Triunfal Bizantino, datado do século IV! Era a partir do arco que eram medidas todas as distâncias das estradas do Império Bizantino:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 800

Voltando à Cisterna… Lá a entrada também é paga, mas havia menos visitantes e não tivemos que enfrentar fila. Descemos as escadas e chegamos no subsolo, onde está a cisterna.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1224

A Cisterna foi construída no ano de 532 durante o reinado de Justiniano para atender às necessidades de crescimento do grande Palácio. A cobertura abobadada é sustentada por 336 colunas, com mais de 8m de altura.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1194

Atualmente somente 2/3 da estrutura original é visível e o restante foi fechado com tijolos no século XIX. A cisterna foi cenário para o filme Moscou contra 007.

Serviu como cisterna até o final do século XIV e no século XIX foi restaurada.

Lá dentro o que se ouve é música clássica e as gostas de água que caem o tempo todo.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1201

Em uma das colunas há um pequeno buraco onde se encaixa o dedão, gira a mão em sentido horário e faz um pedido. Dizem que ele se realiza. Na dúvida eu fiz o ritual:

01

No interior da cisterna há 02 cabeças de medusa que até hoje ninguém sabe como foram parar lá:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1217Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1219

A visita foi rápida (menos de uma hora) e foi bem diferente das demais atrações de Istambul. Sem dúvidas é uma atração totalmente sensorial e muito interessante.

Fomos rapidamente em um shopping para comprar umas roupas de frio (subestimei o frio em Istambul!). Almoçamos por lá mesmo e voltamos correndo para o hotel, pois marcamos com um motorista para nos levar até o aeroporto. E quando chegamos no hotel ele já esperava por nós.

Istambul possui 02 aeroportos, sendo um na parte européia (Istanbul Atatürk Havalimani) e outro na parte asiática (Sabiha Gökçen Airport). Chegamos na cidade através do Atatürk (mais antigo) e neste dia voamos para a Capadócia através do Sabiha Gökçen (inaugurado em 2003).

Pegamos um trânsito do cão para chegar até lá, afinal de contas estávamos a caminho de outro continente! rs (Não me contive em fazer esta piadinha sem graça!) O percurso durou pouco mais de 02 horas! Mas como saímos com bastante antecedência, chegamos bem antes do embarque e deu para fazer tudo com calma.

Ficamos impressionados com a ótima infraestrutura do enorme aeroporto. E mais impressionante ainda é a preocupação com a segurança, não só neste, mas em todos os aeroportos turcos. Nem nos EUA eu vi tamanha preocupação! Para se ter uma ideia, antes de entrar no aeroporto todos passam pelo detector de metais (passageiros, tripulação, funcionários do aeroporto) e todas as bagagens pelo raio X. Lá foi o único aeroporto, até hoje, que ao passar pelo detector de metais o botão da minha calça jeans apitou!

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1242

Pegamos um vôo da Pegasus, que é uma companhia low cost turca. Estávamos meio apreensivos, afinal não conhecíamos esta companhia aérea. Mas novamente fomos surpreendidos: aviões novos, pontualidade na saída e funcionários super prestativos. Mas o mais engraçado no vôo foi o vídeo (fofo!) apresentado antes da decolagem com as instruções de segurança! Clique aqui para assistir.

Próxima parada: a fascinante Capadócia!

Anúncios
4 comentários
  1. Flávia disse:

    Já deu para entender porque se encantar com a Turquia. A Hagia Sofia já justificaria, mas até então, era a única coisa que realmente me interessava, e vi que há muito mais, só em Istambul. Mas sei que existem outras maravilhas… quero ver cada detalhe.

    Curtir

    • Pois é amiga, a Turquia é simplesmente encantadora! É outra cultura, olhar e tudo muito diferente que nos faz apaixonar ou odiar. E, neste caso, fiquei completamente apaixonada! Tem muita coisa ainda, fique ligada! Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: