ISTAMBUL: TERCEIRO DIA

Antes de contar como foi nosso tercero dia em Istambul, vou falar um pouco sobre o hotel em que ficamos hospedados. O perrengue que passamos na noite da chegada me deixou meio traumatizada, mas nem por isso a escolha que fizemos foi errada.

Quando estava planejando nossa viagem a Turquia, comecei a pesquisar hotéis em Istambul e as opções que encontravam ou eram muito estranhas ou eram muito caras (Four Seasons e por aí vai). Daí pesquisei no booking.com e encontrei o apart hotel que ficamos: Masal Apart . As avaliações de quem já havia se hospedado lá eram ok e o preço também. Aliás, como é caro se hospedar em Istambul! E principalmente na região de Sultanahmet. Pagamos 120 euros pelo quarto, sem café da manhã!

Apesar do susto na chegada, não tivemos problema nos dias que ficamos por lá. O quarto era espaçoso e por se apart hotel, tinha um banheiro grande, quarto espaçoso com guarda roupa, sala de tv, cozinha/lavanderia e uma pequena varanda.

A moça que administra o apart mora no térreo com a filhinha fofa e nos recebeu muito bem. Foi bastante solícita e simpática, apesar de falar pouquíssimas palavras em inglês. É nesta hora que a gente percebe a utilidade da mímica! Os pontos altos foram: localização e tamanho do apartamento. E pontos fracos: preço, não ter café da manhã e acontecer o que aconteceu na chegada.

A vista da varanda era muito bonita e de lá dava para avistar o Mar de Mármara:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 827

Havia uma mesquita bem nos fundos do hotel e dava para ouvir o chamado diário para as preces:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1065

Bom, então voltando ao terceiro dia em Istambul… Quando acordamos tivemos uma bela surpresa ao olhar pela varanda: dia de muito sol! Os dias anteriores estavam nublados e muito frios e acordar com sol e céu azul pra mim já é garantia de um dia muito bom pela frente!

Mas mesmo com sol e céu azul ainda estava bem frio e ventando bastante. Neste dia pegamos o tram e atravessamos o Chifre de Ouro. A vista do outro lado é muito bonita: dá para ver as mesquitas e toda a região de Sultanahmet e com direito a várias tulipas!

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 835

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 849

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 838

Descemos na estação logo após a ponte e seguimos andando. Esta região da cidade é o distrito de Beyoğlu é bem mais animada e movimentada do que Sultanahmet.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 854

Nosso destino era a Torre de Gálata e após andar por alguns minutos, ela apareceu atrás dos prédios:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 856

A Torre de Gálata, que possui quase 70m de altura, foi construída no ano de 1348 e era utilizada como torre de observação de incêndios.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 866

Para subir até a cobertura, enfrentamos uma fila rápida e se não me engano, pagamos algo em torno de 10 liras turcas (aproximadamente R$10,00). A torre é pequena e lá em cima disputamos espaço com vários turistas do mundo todo. Para conseguir tirar fotos sem intrusos, é preciso se contorcer um pouco e correr quando alguém sai e deixa um lugar vago!

A vista lá de cima é de tirar o fôlego e é possível ter uma visão de toda a cidade:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 877

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 881

Impressionante como Istambul é uma cidade muito adensada e lá de cima isso fica ainda mais evidente. Outra coisa que nos chamou a atenção é a quantidade de antenas parabólicas que existe por lá!

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 871

Dá para ver a Ponte do Bósforo que liga a parte européia a asiática:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 879

Saímos da torre e continuamos a caminhada. Seguimos pela  İstiklâl Caddesi que é uma avenida do bairro Taksim. A avenida é fechada para carros e somente bondes e pedestres passam por ali. E é impressionante a quantidade de gente que passa por lá! É um vai e vem de gente que não acaba mais! E nesta rua há lojas de roupas, sorveterias, restaurantes e todos tipo de comércio que se possa imaginar!

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 938

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 939

O belíssimo portão do Liceu de Galatasaray:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 941

Fizemos uma pausa para almoçar (comemos um döner kebab muito bom, a comida turca é perfeita!) em um restaurante da İstiklâl Caddesi e depois seguimos andando. E após percorrer toda a avenida, chegamos na Praça Taksim. E lá estava mais uma estátua do Atatürk:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 945

Fizemos uma pausa para comer uma sobremesa e tomar um café em uma cafeteria em frente a praça. E de lá fomos andando (descemos uma ladeira) até as margens do estreito de Bósforo. Paramos em frente a Mesquita Dolmabahce para descansar um pouco. E como é um lugar lindo e, ainda por cima,  repleto de tulipas:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 951

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 952

A ideia inicial era pegar um barco e fazer um passeio pelo estreito de Bósforo. Mas chegamos lá por volta das 15:30h e todos os barcos já haviam partido. E era o último horário do dia. Não poderíamos voltar no dia seguinte porque iríamos para outra cidade a tarde e ainda faltavam visitar outros lugares.

A solução foi pegar uma balsa que vai até o lado asiático da cidade. E no final das contas foi ótimo, porque o trajeto foi mais curto e pagamos 1/10 do valor que é cobrado nos barcos de passeios turísticos. A balsa é utilizada, principalmente, por moradores de Istambul e, por isso, o valor da passagem é o mesmo de qualquer transporte público.

Entramos na balsa com destino a Ásia! Muito engraçado pensar que em poucos minutos estaríamos em outro continente, mas na mesma cidade. E isso só é possível em Istambul.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 968

Havia poucas pessoas conosco e o passeio foi ótimo. Deu para ver a ponte do Bósforo mais de perto:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 977

As mesquitas de Sultanahmet:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 994

O vento estava frio demais, mas pelo menos o sol nos acompanhou durante todo o trajeto.

Passamos em frente a Estação de Haydarpaşa, principal estação ferroviária da parte asiática de Istambul:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1002

E logo depois chegamos na estação em Kadıköy, distrito localizado na porção asiática e às margens do Mar de Mármara.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1011

Desembarcamos lá e decidimos voltar na próxima balsa, pois já estava escurecendo e havia bastante gente para voltar para a parte ocidental.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1017

Na volta o sol já estava se despedindo e lá no fundo a Torre de Gálata parecia tomar conta da cidade:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 1058

Desembarcamos no lado europeu e pegamos o funicular e depois o tram para chegar até o hotel. Descansamos um pouco, tomamos banho e saímos para jantar e aproveitar um pouco a nossa última noite na cidade.

Fomos a pé até a Hagia Sophia e seguimos por uma rua próxima, onde havia vários restaurantes. Pensamos que jantar por ali seria uma roubada, afinal é uma região tipicamente turística. Estávamos muito cansados para ir a qualquer lugar que estivesse a mais do que 50m dali e resolvemos jantar por lá mesmo. Já estávamos conformados em comer uma comida “meia boca” e entramos em um restaurante que parecia ser bom. E foi aí que tivemos uma agradável surpresa!

Cópia de foto

O restaurante escolhido foi o Kayikci e a comida estava perfeita! Pedimos um vinho turco muito bom e o garçon nos trouxe um pão D-I-V-I-N-O! O pão é assado na hora e por causa da massa fina, fica cheio de ar na parte de dentro:

DSC08405

Comi um carneiro com coalhada que estava muito bom. E olha que eu nem sou muito fã de carne de carneiro!

Foi ali que, definitivamente, nos apaixonamos pela comida turca que é bem saborosa e leve. E fechamos com chave de ouro nossa última noite em Istambul!

Anúncios
3 comentários
  1. Flávia disse:

    Como um dia de sol faz toda diferença, que fotos lindas! O que me impressionou é que em quase todas aparecem minaretes, é mais ou menos como em Ouro Preto que onde olha tem torres de igreja. Muito bonita Istambul.

    Curtir

    • Com certeza o sol tem o poder de mudar nosso humor e a impressão de uma cidade/lugar. Istambul é repleta de mesquita (milhares delas) e, guardadas as devidas proporções, lembra Ouro Preto (várias torres de igrejas). Istambul é encantadora e do tipo ame ou odeie. E eu amei muito, quero voltar um dia! Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: