AMSTERDAM: SEGUNDO DIA

Como disse no post anterior, no segundo dia em Amsterdam dormimos até às 11h e aí sim descansamos bastante! Este dia era bastante esperado por mim, afinal era o dia de visitar os famosos campos de tulipas do jardim Keukenhof. Foi depois de ver uma fotos deste lugar que fiquei doida para conhecer a Holanda.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 143

Compramos o ticket em um guichê em frente ao aeroporto e pagamos um valor (já não me lembro quanto foi!) que incluia o transporte de ida e volta de ônibus e a entrada para visitar o parque. Saímos do aeroporto por volta das 13h e como neste dia era sexta-feira Santa, a estrada estava lotada e pegamos um congestionamento monstro que atrasou bastante nossa viagem.

Keukenhof é um parque / jardim aberto ao público somente entre a partir do final do mês de março até o final do mês de maio, período da primavera no hemisfério norte e época em que as tulipas florescem. É o maior jardim de flores do mundo e está localizado na região da cidade de Lisse. Aqui no Brasil o clima não é adequado para o cultivo das tulipas e, por isso, não é muito comum vê-las por aqui e a durabilidade destas flores em clima tropical é de poucos dias. O curioso é que a tulipa não é originária da Holanda, apesar de ser o símbolo daquele país. A flor é original da Turquia e só em 1560 o botânico Conrad Von Gesner levou as flores para os países baixos.

O lugar ganhou este nome, que em holandês significa “jardim da cozinha”, porque no século XV era utilizado como área de caça e lá acontecia a colheita de ervas para a cozinha do castelo de Jacoba van Beieren. Em 1949 o prefeito de Lisse organizou uma exposição de flores no Keukenhof e, desde então,  o lugar se tornou o parque das tulipas.

De dentro do ônibus foi possível ver os imensos campos de tulipas e a paisagem que vimos é realmente de tirar o fôlego:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 142

Ao contrário do que pensei, não é possível andar pelos campos de tulipas dentro do parque. Somente se você alugar alguma bicicleta por lá aí sim poderá percorrer as trilhas pelos campos. Há tulipas de todas as formas e cores que se possa imaginar e há várias áreas temáticas no parque também.

 Logo após o portão de entrada havia canteiros dedicados a alguma personalidade mundial:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 149

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 144

Tem também a calçada da fama (ou seria canteiro da fama?!) de tulipas. Na foto abaixo o estilista Giorgio Armani:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 163

Há alguns mirantes de onde é possível ver mais de perto os campos de tulipas:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 207Viagem Amsterdm e Turquia_2011 172

Tem até um moinho onde é possível subir e avistar todo o parque lá de cima:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 181

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 194

Tem o jardim japonês com várias cerejeiras belíssima e repletas de flores:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 204

E tem pavilhões, restaurantes, lagos e muitos canteiros com uma infinidade de espécies de tulipas (cada uma mais linda do que a outra). Cada passo que eu dava era acompanhado de um suspiro! Sério, nunca estive em um lugar tão lindo e colorido como este. O Du queria ir embora no meio do passeio e ficou intrigado como eu ainda queria ver mais tulipa após ter visto mil delas! rs E óbvio que tirei um milhão de fotos por lá:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 205 Viagem Amsterdm e Turquia_2011 179Viagem Amsterdm e Turquia_2011 183Viagem Amsterdm e Turquia_2011 212Viagem Amsterdm e Turquia_2011 177Viagem Amsterdm e Turquia_2011 213Viagem Amsterdm e Turquia_2011 232Viagem Amsterdm e Turquia_2011 237Viagem Amsterdm e Turquia_2011 256Viagem Amsterdm e Turquia_2011 262Viagem Amsterdm e Turquia_2011 292Viagem Amsterdm e Turquia_2011 308Viagem Amsterdm e Turquia_2011 316Viagem Amsterdm e Turquia_2011 327E na foto abaixo um rio de flores:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 321

Amei ter conhecido o Keukenhof e, certamente, foi um dos lugares mais bonitos que já visitei. A realidade foi muito melhor do que a expectativa que tinha de lá!

Saímos do parque antes do pôr do sol e a volta até Amsterdam foi rápida. Fomos direto para o museu do Van Gogh, que é imperdível. Todas as sextas-feiras rola alguma atração diferente dentro do museu e neste dia que fomos havia um DJ tocando umas músicas muito boas. Gostei deste tipo de atração, pois deixa o museu mais alegre e aproxima mais as pessoas da arte.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 344

O museu é realmente incrível! O acervo está dividido pelas fases do pintor e em cada uma delas há um texto com todos os detalhes da vida e carreira de Van Gogh. Visita obrigatória em Amsterdam!

Saímos de lá em direção ao restaurante e no caminho passamos por vários bares e as ruas estavam cheias. A cidade é muito animada, o tempo todo! E à noite fica ainda mais charmosa.

No caminho tirei esta foto de uma casa tipicamente holandesa:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 364

No domingo seguinte seria comemorado o dia da rainha na e, por isso, o letreiro I amsterdam estava enfeitado com uma coroa:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 369

Pegamos um tram (que nada mais é do que um bonde, só que em uma versão um pouco mais moderna ) e neste dia já estávamos munidos do cartão para transporte! Tem que validá-lo no leitor na hora que entra e na hora que sai também. Compramos o nosso no guichê da estação central e a funcionária nos explicou como funciona. E é preciso cuidado ao andar pelas ruas da cidade, pois quando menos se espera surge um tram e é perigoso ser atropelado por um.

Na foto abaixo (canto esquerdo) o tram de Amsterdam:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 134

E fomos em direção ao restaurante Brasserie Harkema que estava doida para conhecer desde que li este post no blog Destemperados (blog muito bom por sinal!).

Não fizemos reserva e como chegamos lá mais tarde (por volta das 22h) conseguimos uma mesa sem espera. Tem também a opção de ficar no bar, mas queríamos jantar e ficamos em uma mesa no salão do restaurante. O bom é que o local é frequentado basicamente por locais e pouquíssimos turistas. Digo que isso é bom porque geralmente se um restaurante é lotado de turistas e poucos locais, a chance de ser uma pegadinha é bem alta! E nossa experiência no Brasserie Harkema foi excelente!

Por fora o restaurante parece ser bem simples mas depois que atravessamos a porta de entrada pudemos perceber que cada detalhe de seu interior foi muito bem pensado e o conjunto é muito bonito.

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 377

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 386

A cozinha é toda aberta e dá para ver os pratos serem preparados. E acima dela ficam os vinhos em nichos:

Viagem Amsterdm e Turquia_2011 378

Os pratos estavam ótimos e bebemos 3 garrafas de vinho. E claro que saímos de lá bem alegres!! rs O atendimento do restaurante é muito bom a agora percebi que minhas fotos não mostram o quanto o restaurante é lindo (as fotos ficara escuras e fora de foco). Mas dá para ter uma noção né?!

Saímos de lá e fomos conhecer a famosa Red Light District que é a rua da putaria (literalmente falando!) em Amsterdam! A rua é repleta de prostitutas, que aliás é uma profissão legalizada em toda a Holanda, que ficam nas vitrines dos bordéis, como se fossem manequins de lojas. A maioria das pessoas que estavam lá eram do sexo masculino e muitos estavam em turma, provavelmente fazendo a despedida de solteiro. Só fomos lá para conhecer mesmo e achei o local bem deprimente. Passamos por uma vitrine onde tinha uma prostituta lixando as unhas de tão entediada que ela estava. Foi cômico!

De lá fomos para a estação central e pegamos o trem de volta pro hotel, onde chegamos já de madrugada.

Anúncios
5 comentários
  1. Que divinas as flores!! Tenho muita vontade de conhecer os campos de tulipas da Holanda e os de lavanda na França!! Muito legal acompanhar sua viagem… Bjs!

    Curtir

    • Para vc que gosta de paisagismo é um prato cheio! Programe-se para visitar um dia e garanto que não se arrependerá!
      Tbm morro de vontade de conhecer os campos de lavanda, mas a próxima viagem será do gosto do marido! rs
      Beijos!

      Curtir

  2. Flávia disse:

    Maravilhosos os campos de tulipas, parecem pinturas, ou uma cenografia de um filme. Imagino o tédio do Du ou da maioria dos homens, kkkkk. Van Gogh, sou fã, acho que deve ser bom demais ir ao museu, algo que eu gostaria muito. Tudo ótimo até agora, e não vejo a hora de saber como foi na Turquia, dias depois.
    Beijos!

    Curtir

    • As tulipas são maravilhosas e, claro, os homens pensam que são todas iguais! Daí vc imagina o Du no meio de centenas de espécies de tulipas! rs
      Que bom que está gostando de tudo! Logo mais postarei o último dia na cidade e depois Turquia (provavelmente ficará para 2013!!)!
      bjss

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: