ESPANHA E MARROCOS 2012 – RESUMO

Depois de vários posts sobre as férias de maio, segue um resumo de tudo:

Roteiro:

Voamos de Ibéria no dia 04/05/12 saindo de São Paulo (GRU) com destino a Madrid. Comprei as passagens no próprio site da empresa, consegui uma tarifa muito boa e ainda dividi no cartão de crédito em 5x! Saímos de Guarulhos às 16h e não consegui dormir no vôo (somente uns cochilos). Quando chegamos em Madrid eram 7:00h da manhã equivalente a 2:00h daqui e fiquei mega cansada. Não recomendo vôo neste horário e nem pela Iberia, que mais parece um busão com asas! Nem tinha televisão individual para terem uma ideia…

Fizemos os trechos internos pela low cost Vueling que nos surpreendeu positivamente. Os aviões são novos e todos os vôos que pegamos saíram no horário. Como é de se esperar de uma low cost, não tem serviço de bordo e cobram taxa para marcar assento, bagagem e tal. Mas mesmo assim vale muito a pena, pois os preços são ótimos.

Guias:

Além das dicas de blogs e sites de viagem, levei alguns guias impressos:

01 – Guia de Conversação para viagens Europa e 02 – Guia Visual Europa (ambos da editora Publifolha): Foram presentes da Priscila, minha querida irmã do meio. É um guia bem conhecido e por ser de toda a Europa tem dicas mais gerais, mas mesmo assim é muito bom. O guia de conversação quebra um galho quando não se sabe falar a língua do país (meu caso em Marrakech).

03 – Guia as melhores viagens de carro: Espanha (editora Publifolha): A Jenisse, sogra da minha irmã Priscila, me emprestou e achei muito bom também. São roteiros para se fazer de carro e ter uma ideia de quanto tempo ficar em cada cidade.

04 – Guia espiral Marrocos (editora Publifolha): Confesso que estava com uma certa preguiça de procurar dicas na internet sobre Marrakech. Por isso, comprei este guia pela internet e valeu muito a pena. Foi barato e tem dicas de restaurantes, hotéis e passeios na cidade.

05 – Guia turismo 10+ Madri e 06 – Guia turismo 10+ Barcelona (ambos da editora DK): Minha prima Ana Camila me emprestou e gostei muito, pois são pequenos e finos, ótimo para levar na bolsa ou na mão para desbravar a cidade.

Posts:

Seguem os links de cada cidade visitada, separada por dias: