SÃO PAULO: THEATRO MUNICIPAL

2011 se foi, já estamos quase no final de janeiro de 2012 e ainda não dei as caras aqui no blog este ano! Se não tivesse abolido minha lista de resoluções de ano novo com certeza manter o blog atualizado estaria no topo dela. E deixando o blá blá blá de lado, vamos ao post que era para ter sido publicado há um mês:

Aproveitei o recesso de final de ano em 2011 para finalmente conhecer o Theatro Municipal de São Paulo. O programa Ação Educativa da Prefeitura Municipal de São Paulo oferece, entre outras opções, visitas monitoradas gratuitas ao Theatro de segunda a sexta-feira em três horários: 10h, 13 e 15h. Para fazer o agendamento, que é obrigatório, basta acessar o site, preencher o formulário e enviá-lo por e-mail. Em menos de 48h eles enviam a confirmação de data e horário e no dia marcado basta levar o comprovante impresso. O único porém de toda a visita é que não é permitido fotografar o interior do Teatro. Uma pena, pois fui toda feliz com minha câmera achando que ia tirar várias fotos…

O Teatro ficou fechado para reformas durante 03 anos e foi reaberto em setembro de 2011, quando completou 100 anos de existência.

Tudo dentro do Theatro impressiona: a pintura no teto da platéia a 26m de altura, o lustre alemão de 1 tonelada e meia, 200 lâmpadas e 7.000 peças de cristal e o órgão com mais de 5.000 tubos que foi instalado em 1950 e desde 2007 não é utilizado.

O valor dos ingressos varia conforme a localização da poltrona, sendo que quanto mais próxima do palco mais cara. Até 1991 havia 03 entradas/acessos ao Theatro e estes eram separados de acordo com a localização do assento, sendo que a entrada principal do teatro só era utilizada para as pessoas que se sentariam em lugares mais nobres (mais próximos do palco). Os assentos em lugares mais altos e menos nobres eram acessados pelas laterais do prédio.

No interior do edifício havia bares em frente a cada acesso, sendo: bar da 1a ordem dedicado à elite, bar da 2a ordem dedicado aos barões do café e bar da 3a ordem dedicado às pessoas com poder aquisitivo inferior. No bar da 2a ordem o teto e paredes eram decorados com motivos em alto relevo de folhas e frutos do café, como uma alusão aos barões do café que foram os idealizadores e financiadores da construção do edifício. Entretanto como o teatro seria municipal as homenagens e alusões à elite cafeeira tinham que ser discretas. Como não havia muita verba disponível o Theatro levou 08 anos para ser construído e ao contrário de toda a suntuosidade do teatro do Rio de Janeiro, neste não há ornamentos revestidos em ouro.

No térreo há um restaurante/café que funciona de segunda a sábado e o projeto de restauração leva a assinatura dos Irmãos Campana. Uma pena que a monitora não falou deste detalhe e nem nos levou até lá. Mas um dia desses ainda vou almoçar por lá e volto para contar aqui no blog. Dizem que a comida de lá é deliciosa! O jornal New York Times publicou no ano passado uma matéria sobre este espaço e vale a leitura.A visita foi muito interessante e valeu muito a pena. Adoro o centro de São Paulo e ter conhecido um pouco mais sobre a história de um dos cartões postais mais famosos da cidade foi uma experiência muito enriquecedora. Abaixo uma foto do belo Vale do Anhangabaú que fica de frente para o Theatro e vale também a visita:

E já que hoje São Paulo completa 458 anos aproveito para declarar o meu amor por esta cidade que escolhi para viver e que simplesmente amo! Tudo aqui me encanta: o caos organizado, a multidão, a correria, o ar cosmopolita.. Parabéns São Paulo!

Anúncios
2 comentários
  1. Tata disse:

    que blog fofo, fotos lindas, adorei! mantenha atualizado sim!
    beijos

    Curtir

    • Oi Nathália!
      Que bom que gostou do blog! Seja bem-vinda!
      Vi que vc tbm tem blog e já passei por lá para conhecer e gostei bastante.
      Bjss

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: